PRODUTOS

SIFAU: Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas

O SIFAU – Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas – é uma parceria entre a Wetlands International Brasil e o LASA/UFRJ, com apoio do projeto PELD-NEFAU-UFMS. Foi desenvolvido com o intuito de agilizar os processos de autorização para queima controlada e a tomada de decisões referente ao manejo integrado do fogo, fornecendo suporte aos proprietários de terras, analistas ambientais e órgãos governamentais e minimizando as chances de danos ambientais.

LASA ÁGUAS

Os sistemas Alarmes Água e o AlgaeMAp Rio são duas plataformas desenvolvidas pelo LASA Águas/UFRJ, em parceria com o SiMCosta e o Geotec Hídrica /UFPEL, e têm como objetivo oferecer informações de parâmetros biogeoquímicos estimados a partir da cor da água através de sensoriamento remoto orbital, de forma a auxiliar no monitoramento da qualidade da água no Estado do Rio de Janeiro (ERJ). As plataformas, em estágio inicial de desenvolvimento, serão gradativamente aperfeiçoadas para atender às demandas operacionais e científicas do ERJ.

ALARMES: perigo de fogo

A Previsão de Perigo Meterológico de Fogo é uma ferramenta de informação meterológica para prevenção, planejamento e combate a incêndios florestais para a Bacia do Alto Paraguai (BAP). Disponível na plataforma do ALARMES, está sendo lançada neste mês de abril pelo LASA. O modelo de previsão, com resolução de 0,25º, contém mapas ilustrativos das cinco classes de perigo meterológico de fogo, nomeadamente como: Baixo, Moderado, Alto, Muito Alto e Extremo. E também classificação a nível de Município, Unidades de Conservação ou Terras Indígenas. Esta ferramenta permitirá que o usuário tenha a previsão em até 5 dias seguintes a partir da data pesquisada, além das previsões passadas (desde 15/03/2023).

ALARMES: área queimada

O Sistema ALARMES é uma plataforma desenvolvida pelo LASA/UFRJ, em parceria com o IDL/ULisboa, para servir de alerta rápido e ágil sobre o avanço da área afetada pelo fogo, de forma a apoiar órgãos ambientais nas ações de combate aos incêndios florestais. O sistema combina imagens de satélite, focos de calor e inteligência artificial para identificar diariamente a localização e extensão das áreas queimadas.

Climatologia RJ

O site reúne os produtos da temperatura urbana da cidade e região metropolitana do Rio de Janeiro desde 1984. As informações são geradas por sensoriamento remoto, da série LANDSAT 5, 7 e 8, e retrata a média anual da temperatura da superfície. O site é uma parceria de trabalho de dois laboratórios, o Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada – LIGA (Departamento de Geografia/UFRRJ) e o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ – LASA. O principal objetivo é oferecer ao usuário um panorama espacial dos espaços de calor na cidade e região metropolitana do Rio de Janeiro e identificar os locais mais favoráveis a ilha de calor e frescor urbanas.