Alerta de Área Queimada com
Monitoramento Estimado por Satélite

O ALARMES foi desenvolvido para servir como ferramenta de alerta rápido e ágil sobre o avanço da extensão da área afetada pelo fogo de forma a apoiar os órgãos ambientais nas ações de combate ao fogo. O sistema combina imagens de satélites da NASA, focos de calor e inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas pelo fogo, monitorando diariamente a localização e extensão das áreas queimadas, permitindo, por exemplo, entender a velocidade de aumento dessas áreas afetadas. Essas informações são enviadas aos órgãos competentes para o planejamento e a realizações de ações efetivas.

SATÉLITE

DADOS

ANÁLISE

FOGO

SOCIEDADE

VANTAGENS & APLICAÇÕES

Essas informações são enviadas aos órgãos competentes para o planejamento e a realizações de ações efetivas. Maior impacto na sensibilização dos diferentes atores sobre o problema. Melhor publicidade e divulgação para a mídia, órgãos públicos, público em geral e tomadores de decisão sobre a magnitude do evento em tempo quase-real.

DADOS

VISUALIZE OS DADOS DE CADA REGIÃO

NOTÍCIAS

CADASTRE-SE

Receba novos conteúdos no seu e-mail

QUEM SOMOS

O LASA está sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como tema central o estudo do sensoriamento remoto de parâmetros de superfície, com foco no desenvolvimento e validação de algoritmos de sensoriamento remoto para o monitoramento da superfície e atmosfera. Em particular, o LASA atua ativamento no mapeamento de área queimada em escala regional e global, e no âmbito das ciências do clima e da ecologia de ecossistemas investigando mudanças globais, mudanças na cobertura da terra e dinâmica do fogo.
O Instituto Dom Luiz (IDL) é um Laboratório Associado sedeado na FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) cuja missão central se concentra no uso da ciência quantitativa para desvendar a dinâmica do nosso planeta e responder aos principais desafios sociais colocados pelas mudanças climáticas, um uso sustentável dos recursos da Terra e de energia e exposição a perigos naturais.

PARCEIROS

Colaboração Científica

Colaboração Técnica

Financiamento

Suporte Institucional

SOBRE O ALARMES

DÚVIDAS SOBRE OS DADOS?

Acesse nossas Perguntas Frequentes

BASE CIENTÍFICA

Entenda em Publicações

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

GOSTARIA DE APOIAR O PROJETO, TEM DÚVIDAS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES SOBRE O SISTEMA, QUER FAZER PARTE DA EQUIPE?

Preencha os dados abaixo e nos envie sua mensagem