Área queimada – Cerrado 2020

Última atualização: 26/11/2020
As atualizações serão feitas semanalmente às quintas-feiras

No âmbito do Projeto Andura financiado pelo CNPQ e Prevfogo, o ALARMES foi desenvolvido para servir como ferramenta de alerta rápido e ágil sobre o avanço da extensão da área afetada pelo fogo de forma a apoiar os órgãos ambientais nas ações de combate ao fogo. Esta iniciativa foi possível através da colaboração com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e o instituto IFSULDEMINAS. O ALARMES combina imagens de satélites da NASA , focos de calor de inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas pelo fogo, monitorando diariamente a localização e extensão das áreas queimadas, permitindo por exemplo entender a velocidade de aumento dessas áreas afetadas em todo o Pantanal e Cerrado. Essas informações são enviadas aos órgãos competentes e são essenciais para o planejamento e a realizações de ações efetivas.
Desde julho/2020, têm sido gerados relatórios semanais da evolução do fogo no Pantanal. A partir de hoje (01 /10/2020) iniciamos os boletins com foco nas Terras índigenas e Unidades de conservação federal e estadual do grupo de Proteção Integral localizadas no bioma Cerrado. Os boletins para o Cerrado serão atualizados todas as quintas-feiras.

Obs.: Foi elaborada uma página para Perguntas Frequentes que pode ser acessada aqui.

Obs.: Caso seja preciso, os arquivos de área queimada do sistema ALARMES poderão ser disponibilizados mediante solicitação através do e-mail lasa@igeo.ufrj.br.

Formulário sobre Incêndios Florestais e Queimadas:

O que você sabe sobre Incêndios Florestais e Queimadas?

Um formulário elaborado pelos alunos do projeto de extensão “Satélite: A Luz na Observação da Terra” coordenado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da UFRJ.

Link para preenchimento do formulário: https://forms.gle/5xBM418HBmuADQfK6

Sua participação é muito importante para nós!

Agradecemos também a ampla divulgação deste formulário entre seus contatos!

Situação atual entre 20 de setembro até 19 de novembro de 2020

Situação atual de 01 de janeiro até 22 de novembro de 2020

Obs.: A variação relativa indica o aumento ou diminuição da área queimada em 2020 comparado com 2019. A Área queimada 2020 (%) é razão entre a área queimada em 2020 e área total da região, em percentagem.

Na mídia:

Foi elaborado um documento reunindo todos as matérias em que o produto ALARMES foi divulgado. Este documento pode ser acessado aqui.

Desenvolvedores:

Colaboradores: