Área queimada – Cerrado 2020

Última atualização: 19/03/2021

No âmbito do Projeto Andura financiado pelo CNPQ e Prevfogo, o ALARMES foi desenvolvido para servir como ferramenta de alerta rápido e ágil sobre o avanço da extensão da área afetada pelo fogo de forma a apoiar os órgãos ambientais nas ações de combate ao fogo. Esta iniciativa foi possível através da colaboração com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e o instituto IFSULDEMINAS. O ALARMES combina imagens de satélites da NASA , focos de calor de inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas pelo fogo, monitorando diariamente a localização e extensão das áreas queimadas, permitindo por exemplo entender a velocidade de aumento dessas áreas afetadas em todo o Pantanal e Cerrado. Essas informações são enviadas aos órgãos competentes e são essenciais para o planejamento e a realizações de ações efetivas.
Desde julho/2020, têm sido gerados relatórios semanais da evolução do fogo no Pantanal. Desde de 01/10/2020, iniciamos os boletins com foco nas Terras índigenas e Unidades de conservação federal e estadual dos grupo de proteção Integral localizadas no bioma Cerrado. Esse último boletim apresenta os dados consolidados durante todo o ano de 2020 para o Cerrado.

Obs.: Foi elaborada uma página para Perguntas Frequentes que pode ser acessada aqui.

Obs.: Caso seja preciso, os arquivos de área queimada do sistema ALARMES poderão ser disponibilizados mediante solicitação através do e-mail lasa@igeo.ufrj.br.

Situação: 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2020

Obs.: Todos os dados de área queimada podem apresentar uma margem de erro de ± 20%.

Obs.: A variação relativa indica o aumento ou diminuição da área queimada em 2020 comparado com 2019. A Área queimada 2020 (%) é razão entre a área queimada em 2020 e área total da região, em percentagem.

Na mídia:

Foi elaborado um documento reunindo todos as matérias em que o produto ALARMES foi divulgado. Este documento pode ser acessado aqui.

Desenvolvedores:

Colaboradores: