Área queimada – Pantanal 2020

Última atualização: 16/03/2021

O LASA-UFRJ preocupa-se com as queimadas no Pantanal e no âmbito do Projeto Andura financiado pelo CNPQ-PREVFOGO e em conjunto com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa, está desenvolvendo um protótipo que permite estimar em tempo quase real a área queimada. O Sistema ALARMES (Alerta de Área queimada com Monitoramento Estimado por Satélite) foi implementado inicialmente para Portugal e é o primeiro deste tipo no Brasil.

Estes resultados são os dados consolidados para 2020, e já dão uma ideia de como o sensoriamento remoto pode contribuir para serviços de emergência e avaliações rápidas para tomada de decisão. Foram emitidas algumas notas técnicas durante o ano com esse mapeamento de área queimada que ajudou na gestão e tomada de decisões para o combate aos incêndios sobre a região pantaneira.

Obs.:

• Foi elaborada uma página para Perguntas Frequentes que pode ser acessada aqui.
  • Caso seja preciso, os arquivos de área queimada do sistema ALARMES poderão ser disponibilizados mediante solicitação através do e-mail lasa@igeo.ufrj.br.

Notas técnicas

Situação: 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2020

Obs.: Todos os dados de área queimada podem apresentar uma margem de erro de ± 20%.

Obs.: A variação relativa indica o aumento ou diminuição da área queimada em 2020 comparado com 2019. A Área queimada 2020 (%) é razão entre a área queimada em 2020 e área total da região, em percentagem.

Evolução temporal da área queimada em 2019 e 2020

Validação com imagens de campo

Na mídia:

Foi elaborado um documento reunindo todos as matérias em que o produto ALARMES foi divulgado. Este documento pode ser acessado aqui.

Desenvolvedores:

Colaboradores: