Projeto Premiado no European Astro Pi Challenge

Equipe portuguesa liderada por Carlos da Camara, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Renata Libonati, professora do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi uma das vencedoras do European Astro Pi Challenge. Este projeto educativo da European Space Agency (ESA), realizado em colaboração com a Raspberry Pi Foundation, que oferece aos jovens a oportunidade de realizar investigações científicas no espaço, através do desenvolvimento de programas de computador que são depois testados a bordo da ESA.

A equipe portuguesa, denominada Firewatchers, propôs utilizar fotografias tiradas a bordo da International Space Station (ISS) para detectar áreas queimadas em consequência de incêndios florestais. Uma vez que a vegetação saudável reflete luz com radiação próxima da infravermelha, seria expectável que a utilização de filtro azul permitisse distinguir áreas queimadas e zonas com vegetação saudável de forma mais eficaz.

Depois de planejar e executar as suas próprias investigações científicas, as equipes analisaram os dados que receberam da ISS e no final apresentaram um breve relatório, no qual destacavam os resultados e conclusões das suas experiências. Um dos prêmios para as 11 equipes vencedoras foi um seminário online com o astronauta da ESA, Frank De Winne, que é também atualmente o responsável pelo Centro Europeu de Astronautas na Alemanha, onde os astronautas treinam para as missões no espaço. O encontro aconteceu no dia 18 de junho e cada equipa teve a oportunidade de fazer perguntas a Frank sobre a sua vida como astronauta.