UFRJ na mídia sobre o COVID-19 e as queimadas

Incêndio na floresta no sul do Pará em agosto de 2019: seca e queimadas aumentam número de internações por doenças respiratórias como covid-19 (Foto: Nelson Almeida/AFP)

A pesquisadora e professora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), Renata Libonati, deu uma entrevista ao projeto.colabora.com.br sobre a ameça do COVID-19 e a chegada da temporada de queimadas na Amazônia.

Duas recentes pesquisas – uma da UFRJ, outra da Fiocruz – realizadas antes do novo coronavírus apontam para um crescimento no número de internações na casa de 30% durante o chamado verão amazônico.  “A temporada seca na Região Amazônica está cada vez mais intensa, com menos chuva, e mais prolongada. E, se houver uma novo período de grandes queimadas como no ano passado, a tendência é uma situação ainda mais grave para saúde. Estas populações já sofriam com doenças respiratórias e o coronavírus vai trazer uma enorme ameaça a elas”, afirma a professora Renata Libonati, do Departamento de Meteorologia, do Instituto de Geociências da UFRJ.

Acesse a matéria completa aqui.

<<
>>