O Lasa também tem como objetivo estreitar a relação dialógica com a sociedade e a busca de caminhos científicos e tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento de metodologias de interesse socioeconômico e ambiental, com ênfase na consolidação de parcerias com Instituições de Ensino, Empresas do Setor Público e Privado nas áreas de Meteorologia, Oceanografia, Energia, Meio Ambiente, Marítima, Aeronáutica, Saúde, e Defesa Civil.
Com base na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o LASA, através de nossas atividades de extensão, pretende promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, com especial ênfase nas camadas mais jovens da população, contribuindo para o desenvolvimento local/regional/nacional através da abordagem de aspectos da Observação da Terra por satélite, como monitoramento da temperatura, da vegetação e das queimadas na vegetação, dando-se especial ênfase à pesquisa realizada e às aplicações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) e do Grupo de Estudos de Modelagem Atmosférica (GEMA) do Departamento de Meteorologia/IGEO/CCMN/UFRJ. Destaca-se, aqui, a pesquisa e aplicações na área de Desastres Ambientais, em particular o monitoramento via satélites de eventos de queimada na vegetação, ilhas de calor urbanas, clima e mudanças climáticas.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Conhecendo a UFRJ
Ciclo de Seminários do PPGM
Atividades na Escola Álvaro Moreira
Atividades na Escola Modelar Cambaúba
Organização de minicursos
Organização de minicursos voltados para o treinamento e capacitação de profissionais ligados ao combate, prevenção e manejo do fogo. O objetivo é treinar gerentes, brigadistas e bombeiros sobre as ferramentas disponíveis, algumas das quais são desenvolvidas dentro do nosso grupo de pesquisa, para avaliar impactos futuros e explorar opções para adaptar o gerenciamento de risco de incêndio às novas situações.
Treinamento e capacitação
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS
O público alvo do evento engloba gestores públicos, militares, servidores civis que atuam na área, instituições de ensino e pesquisa, organizações governamentais e não-governamentais, a comunidade em geral, e ainda, com o suporte de empresas privadas envolvidas no desenvolvimento de tecnologias para a resposta aos incêndios florestais. O objetivo do evento é contribuir para as discussões de ações que cada agência pode desenvolver na prevenção, mitigação, preparação e resposta para a redução das queimadas indiscriminadas e de suas consequências, proporcionando uma maior integração entre todos os envolvidos.